domingo, 4 de setembro de 2011

Led Zeppelin (Parte II)


Olá amigos,

Continuando a história com a banda Led Zeppelin, vamos para o ano de 1971 quando do lançamento do quarto álbum da banda. O tom misterioso desse album começa pelo título, pois oficialmente não existe nome atribuído a ele, porém é mundialmente conhecido como Led Zeppelin IV. É de longe o mais vendido de todos lançados pela banda e um dos mais vendidos da história do rock. O tom de mistério continua na capa, onde se vê um quadro com um velho carregando um fardo de galhos secos. Possui 8 canções continuando a linha de blues pesados e o rock'n roll tradicional dos anos 70 com letras que falam de misticismo, magias e viagens astrais. A principal música carrega o nome de Stairway to Heaven (Escadaria para o céu) escrita por Robert Plant, uma das mais famosas canções da banda.
O álbum seguinte demorou dois anos para ser lançado, periodo esse que a banda tirou para descansar da maratona dos 4 anteriores. Esse tempo foi necessário para incorporar idéias novas nas músicas e colocá-las neste LP intitulado "Houses of the Holy", canções como D'yer Mak'er e No Quarter, esta com uso de sintetizadores e elementos do rock progressivo e aquela no estilo reggae. Ultimo álbum gravado pela Atlantic Records destaca-se pelo trabalho bem acabado nos arranjos de guitarras e piano. Destaque para as músicas "The Song Remains the Same", "The Rain Song" e " No Quarter". Curiosamente ficou de fora a faixa título "Houses of the Holy" que fora lançada posteriormente em Physical Graffitti de 1975 que fecha a segunda trilogia de álbuns de estúdio do Led Zeppelin.
O rock progressivo foi adotado de vez pela banda nesse álbum que reúne várias canções longas e bem trabalhadas, pode-se dizer que foi o LP mais demorado para ser elabaorado de todos que a banda lançou, pois existem músicas ali gravadas alguns anos antes e não lançadas, casos de "Kashmir", "The Rover" e "Black Country Woman". A capa é a mais misteriosa de todas fazendo certas menções, como o rapaz sentado na escadaria do prédio (Jimmy Page), a lembrança que a foto traz do Edificio Dakota de Nova Iorque onde posteriormente John Lennon foi assassinado e também as iniciais do titulo do álbum gravadas nas janelas do edifício formando a palavra PIG na vertical. Na minha opinião é o melhor disco lançado pelo Led. Pode-se considerar também como um dos álbuns que mais contribuiram para a história do rock, influenciando inúmeras gerações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário