sábado, 2 de abril de 2011

Progressivo Nacional

Depois de um longo período sem postagens, hoje vou falar um pouco a respeito do Rock Progressivo Nacional, o próprio nome deste blog remete-se a uma das maiores bandas. No entanto vou abordar nessa postagem uma banda que nos dias de hoje poderiamos chamar de um grande projeto do rock brasileiro, porém na época não passavam de músicos desconhecidos. Formada nos anos 70 por Lulu Santos (vocal e guitarra), Luiz Paulo Simas (teclados), Fernando Gama (baixo e vocal) e Candinho (bateria), posteriormesnte este ultimo saiu e deu lugar a Lobão na bateria, e o grupo ainda teve o reforço de Ritchie no vocal e flauta. A banda possui um compacto chamado Zebra lançado em 1977 e um disco não lançado oficialmente, porém as gravações estão disponíveis na internet com baixa qualidade de gravação . A sonoridade lembra muito o Yes, tanto é que a banda tocou uma época com Patrick Moraz que teve um problema de relacionamento com Lulu que acabou por sair da banda e seguir brilhante carreira solo.

Eu considero o rock progressivo nacional um dos mais bem elaborados na cena mundial, talvez só perca para as bandas internacionais na questão de produção e gravação, mas a sonoridade muitas das vezes é igual e até superior. A criatividade do músico brasileiro é ímpar, porém em fases remotas foi muito mal aproveitada.

A propósito, o nome da banda desta postagem é VÍMANA e o vídeo é uma das raras aparições ao vivo e foi feito no primeiro Hollywood Rock que se deu em 1975 no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário